sábado, 6 de novembro de 2010
Como fazer overburning e gravar CDs de 90min/ 800MB utilizando o Nero?
As normas originais do formato cd-áudio/cdrom previam apenas uma duração/capacidade de 74Minutos/650Mb. Algum tempo depois, "esticou-se" este limite até aos 80Minutos/700Mb, valor adotado pela quase totalidade dos fabricantes.
A poucos anos atrás, surgiram CDRs de 90/99Minutos (800/900Mb). Contudo, não estando normalizados, a maioria dos fabricantes não inclui suporte para os mesmos nos seus aparelhos, pois ficava mais caro, e era uma função desnecessária para a maioria dos usuários. Isto porque os CDs de 90 minutos limitam-se a "abusar" das margens de tolerância definidas nas normas, levando-as um pouco além do que estava estipulado. Mas isto tem um preço: as margens de tolerância são usadas para evitar erros. Se as usamos para outra coisa, a capacidade de detectar e corrigir erros é afetada! Assim se explica a qualidade inferior da maioria dos CDRs de capacidade superior aos 80 minutos.
Só a poucos meses a Philips, detentora das patentes do CD normalizou os cds de 90/99Minutos.
Concluíndo: só alguns gravadores permitem gravar cds com mais de 80Minutos / 700Mb!
Então: gravar mais que 700Mb, mesmo que em CDs de 800Mb, é sempre considerado overburning, por isso se o seu gravador não o suportar, nunca vai conseguir gravar mais que 700Mb num CD de 800Mb.
Vamos agora aprender como usar o Nero Burning Rom, um dos softwares de gravação de CDs mais populares para fazer overburning.
Configurar o Nero para Overburning:
Nota : o Nero NÃO reconhece a maioria dos CDs de 90Minutos / 800Mb ou mais, como tal. Reconhece-os sim como CDs de 80minutos/700Mb. O que não quer dizer que não seja possível gravar os 90 Minutos / 800 Mb.
O primeiro passo é configurar o Nero para permitir o overburning. Este passo só precisa ser feito uma vez, pois que ele não perde a configuração, todas as gravações posteriores vão usar estas configurações, por isso, se não souber as configurações padrão de cabeça, anote-as antes de alterá-las caso queira utilizá-las outra vez para outra gravações.
Nota:a versão do Nero utilazada nesse teste foi a 5.5.9.0. Não testei em outras versões mas o procedimento não deve mudar muito de um para outro.
• Execute o Nero, abra no menu "File" e clique em "Preferences..."
• Na janela que se abriu, clique na guia "General" e certifique-se que a opção "Check for correct disc format before burning" etá desativada.
• Na mesma janela, clique no menu "Expert Features" e certifique-se que:
- Ativaram o overburn: "Enable overburn 'disc at once' burning".
- Especificam a capacidade máxima que o seu gravador suporta. Se desconhecerem, escolham o tamanho do cd que querem gravar, e experimentem.
Usando o Nero para Overburning:
Para gravar um CD cuja capacidade excede os 80Minutos/700Mb, sigam o procedimento normal, com o seguinte cuidado: o CD não deve ser gravado como multisessão.
• Selecione "No Multisession". Se não for selecionada, o programa não selecionará o modo de escrita disc-at-once (disco de uma vez), necessário para o overburning.
• Imediatamente antes de gravar, certifique-se que na guia "Burn", em "Write Method", a opção "Disc-At-Once" e "Finalize CD" estejam selecionadas, pois apenas neste modo de escrita é possível fazer overburning.
• A seguir clique no botão "Write", e aparecerá o seguinte aviso:
Para continuar com o overburning, clique no botão "Write Overburn CD".
Se este aviso não aparecer e o programa se recusar a continuar, experimente ejetar o CD, e voltar a inseri-lo.
Segui estas dicas e funcionou. Tudo vai depender da marca e modelo do gravador que está sendo utilizado. Não custa nada tentar.
Se der algum problema, o máximo que pode acontecer é aparecer algum aviso do tipo "o arquivo é maior do que a mídia que está sendo utilizada" ou algo assim e o gravador vai ejetar o cd.
Boa sorte !!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário